Avançar para o conteúdo principal

Na Rota das Emoções.

 

O organismo é uma só unidade; o que ocorre em uma parte afeta o todo. 

(HALL e LINDZEY, s.d.)


As emoções representam a resposta do nosso corpo para os nossos sentimentos. A antiga medicina grega considerava que as emoções fossem capazes de desempenhar um papel importante na saúde dos órgãos ou na ocorrência de certas doenças vinculadas a estes. 

Coração

O coração é muito sensível aos estados emocionais. Emoções nobres, como a coragem, a bravura, a honestidade, o altruísmo e a empatia fortalecem o coração e o espírito da vida, enquanto as emoções menos nobres, como a culpa, o remorso e a tendência a desistir, o enfraquece. O amor e a vontade de viver são muito importantes para o coração. De acordo com a antiga medicina grega, é realmente possível morrer de um coração partido. O coração é considerado vulnerável às paixões turbulentas que podem agitá-lo e causar febres agudas.

Pulmões

Os pulmões são um órgão muito importante que trabalha em estreita colaboração com o coração e que é sensível e vulnerável a emoções semelhantes. A sensação de ver negado o próprio espaço físico e vital pode causar problemas respiratórios e asma. Ao contrário, os sentimentos de dignidade e orgulho contribuem para a abertura do tórax e permite que os pulmões se expandam e trabalhem melhor. As emoções que reduzem a vontade de viver são perigosas para os pulmões, especialmente a dor e o luto. Nos pulmões é acumulada a tristeza que pode originar o aparecimento da diabetes.

Garganta

A garganta é considerada o centro da comunicação do nosso corpo. A incapacidade de se expor e de se expressar por meio de palavras para dizer o que se sente, pode causar problemas de garganta. A garganta inclui também uma porção do sistema digestivo. Fortes emoções, como a ansiedade e a tensão, podem causar problemas tais como o clássico “nó na garganta” e causar dificuldade em engolir. As palavras reprimidas podem causar o mesmo efeito.

Fígado e vesícula biliar

A bílis é produzida pelo fígado e é recolhido na vesícula biliar. Estes dois órgãos são vulneráveis às emoções iradas, como a raiva, a irritabilidade, a frustração, o ressentimento, o ciúme e a inveja.  A ira e a raiva podem explodir indo do fígado para a cabeça e, assim, causar dores de cabeça, pescoço e ombro, tensão e estresse. Podem também aparecer distúrbios digestivos provocados pelo mal funcionamento do fígado e da vesícula biliar.

 Estômago

O estômago, assim como o fígado, pode coletar emoções iradas, como a raiva, a ira, o ódio e a frustração. Quando estas emoções se acumulam no estômago, podem causar úlceras e gastrite. Passividade, preocupação, ansiedade, tensão e stresse bloqueiam o fluxo de energia e podem causar problemas de estômago, cólicas e inchaço, até distúrbios como náuseas e desordens do apetite.

 Intestino

O intestino está relacionado com desordens psicossomáticas e distúrbios digestivos causados por emoções que podem começar no fígado e no estômago. Na porção média e inferior do intestino se emaranham emoções melancólicas. O cólon é muito vulnerável a essas emoções e pode sentir os efeitos negativos da preocupação, da ansiedade, do stresse, da tensão e do nervosismo.

 Rins

Terror, medo e choque são as emoções mais perigosas para os rins. O fluxo de energia dessas emoções é direcionado para baixo e pode minar a nossa força e a nossa segurança, mas também incentivá-las. Força e segurança estão relacionadas com o funcionamento equilibrado dos rins nas suas funções de retenção e evacuação. Medo e sustos extremos podem levar à perda do controle da função renal e à formação da chamada " pedra nos rins".

Se soubermos desenvolver mais emoções equilibradas, teremos uma vida afetiva melhor, melhorando, dessa forma, a qualidade de vida.

 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Alinhe a sua vida com um propósito

    Nesta terra, cada um de nós experimenta de forma diferente como é viver seu propósito porque seu propósito é tão único quanto você. Muitas vezes, quando pensamos na questão "qual é o meu propósito?" ficamos pensando em nosso  trabalho ou carreira ; no entanto, seu propósito abrange muito mais do que isso.  Dharma  nem sempre é sobre o seu trabalho porque o dharma é a verdade universal e a natureza de toda a realidade. Propósito, ou dharma, conecta-nos ao que nos faz transcender e servir a partir de seu eu mais alto.  Liberte as expectativas da sociedade Muitas vezes, as sociedades ao nosso redor enchem nossas cabeças com ideias e expectativas sobre quem devemos ser, quais empregos devemos ter e como devemos agir no mundo. Quando absorvemos e armazenamos essas  expetativas que nos são impostas , estamos cheios do que o mundo exige e não há espaço para explorar qual será nosso verdadeiro propósito. Essas mensagens e expectativas acabam ofuscando nossa visão interior e nos a

Formação de Reiki Nível ll- Okunden

Todas as informações e registo em:                                                          https://forms.gle/4swHqxGVnwrmjECR6

Curso de Leitura de Aura

  A aura é o nome que se dá ao campo energético que envolve o nosso corpo físico. Reflete a nossa saúde, carácter, atividade mental e estado emocional, guarda memórias de experiências passadas e contém informações sobre projetos que estão a ser criados no momento presente. A leitura de aura é uma terapia magnífica na qual comunicamos no plano espiritual com uma outra pessoa, trazendo à superfície aquilo que é de maior importância no momento presente para a pessoa que lemos. Ao lermos a aura, vemos as cores, as imagens e as vidas passadas que nos falam sobre o estado interior da outra pessoa, os seus desafios e as lições que vem aprender. Durante o curso ficamos a conhecer a nossa aura e passamos a compreender melhor a interligação entre o espírito, a mente, as emoções e o corpo físico. Aprendemos a técnica de meditação fundamental – a Meditação das Rosas - e aprendemos a técnica da leitura de aura como tem sido ensinado na Fundação para a Liberdade Espiritual (Foundation for Spiritual