Avançar para o conteúdo principal

Sintomas físicos, causas emocionais

 SOMATIZAÇÃO: SINTOMAS FÍSICOS, CAUSAS EMOCIONAIS


O teu corpo dá sinais de que as tuas emoções não andam bem. Sabes aquela dor nos ombros por carregar o mundo nas costas? Ou aquela dor de garganta por engolir muito sapo e não conseguir dizer o que sentes? Aqueles problemas no estômago por não conseguir digerir tanta preocupação? Quando os sintomas no corpo aparecem, é importante se lembrar bem de dois aspectos: o primeiro, tratar SIM o sintoma físico (às vezes a origem pode não ser emocional, mas puramente biológica e, mesmo que seja, é preciso tratar correctamente e dar a devida atenção médica a cada enfermidade nossa); o segundo é investigar as causas e agir nelas. Um dos principais indícios de que o sintoma físico pode ter origem emocional é a recorrência – uma dor sempre remediada, mas que sempre reaparece, por exemplo. Gripes constantes, gastrites ou outras “ites”…

Após investigar bem as possíveis causas biológicas, precisamos considerar o quanto o teu estado emocional tem afectado o teu corpo, a tua saúde física e tem levado a desenvolver doenças. Se não cuidares da causa, de nada vai adiantar remediar mil vezes o sintoma.

Stress, ansiedade, depressão, preocupações, irritação, traumas, medos, mágoas, rancor, culpa, não conseguir expressar suas emoções… tudo isso pode manifestar-se no teu físico e prejudicar muito a tua qualidade de vida.

Como resolver? Oferecendo a mesma atenção tanto para a saúde do teu corpo quanto para a tua saúde mental. 


   



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Formação de Reiki Nível ll- Okunden

Todas as informações e registo em:                                                          https://forms.gle/4swHqxGVnwrmjECR6

O que é meditar.

 

Alinhe a sua vida com um propósito

    Nesta terra, cada um de nós experimenta de forma diferente como é viver seu propósito porque seu propósito é tão único quanto você. Muitas vezes, quando pensamos na questão "qual é o meu propósito?" ficamos pensando em nosso  trabalho ou carreira ; no entanto, seu propósito abrange muito mais do que isso.  Dharma  nem sempre é sobre o seu trabalho porque o dharma é a verdade universal e a natureza de toda a realidade. Propósito, ou dharma, conecta-nos ao que nos faz transcender e servir a partir de seu eu mais alto.  Liberte as expectativas da sociedade Muitas vezes, as sociedades ao nosso redor enchem nossas cabeças com ideias e expectativas sobre quem devemos ser, quais empregos devemos ter e como devemos agir no mundo. Quando absorvemos e armazenamos essas  expetativas que nos são impostas , estamos cheios do que o mundo exige e não há espaço para explorar qual será nosso verdadeiro propósito. Essas mensagens e expectativas acabam ofuscando...