Avançar para o conteúdo principal

Meditação? Perguntas e respostas.

 

   O que é Meditação?

A meditação é uma prática que já existe há milhares e milhares de anos. No entanto, ainda existe um enorme equívoco sobre o que realmente é. A maioria das pessoas gosta de associar a meditação com um monge sentado no cimo de uma montanha, cruzando as pernas, olhando para o horizonte.

Mas, na realidade, é algo que todos podem fazer, e todos podem beneficiar com isso. Temos de olhar primeiro para as nossas próprias vidas, há algo que fazemos todos os dias durante a maior parte do dia, estamos a pensar, estamos sempre a pensar.

                                   Os seres humanos são viciados em pensar.

                                                                                                      Eckhart Tolle

 Onde devo meditar?

Tecnicamente falando, pode meditar onde quiser, porque é um exercício para a mente.

Mas a forma perfeita de meditar é evitar a meditação na cama. Porque se tende a adormecer. Meditar no chão de costas direitas é na realidade a forma mais formal e benéfica de meditar, e isto porque o mantém acordado, e permite-lhe sentar-se por longos períodos de tempo. 

 O que fazer com o seu corpo?

Ao meditar, a primeira coisa que tem de ter em mente é os seus Pés. Muitos praticantes experientes irão aconselhá-lo sobre como os seus pés devem estar em cima uns dos outros (lótus).

Mas para a maioria dos principiantes, pode sentar-se da forma que lhe for mais confortável. O importante é que as suas pernas e braços se sintam confortáveis, as suas costas estejam direitas e a sua cabeça perfeitamente nivelada. Não incline a cabeça para cima ou para baixo, apenas para a frente.

Relativamente ao que faz com os olhos, tem a opção de meditar com os olhos abertos ou com os olhos fechados. Mas para a maioria dos principiantes, recomendo a meditação com os olhos fechados porque é mais fácil de focalizar. Se optar por meditar com os olhos abertos, concentre os seus olhos em algo à sua frente. 

  O que vestir?

Vista o que quiser. O mais importante é estar confortável e descontraído. Se estiver a usar gravata, cinto, ou lenço, pode querer soltá-lo antes do tempo e tirar os sapatos desconfortáveis e apertados. 

 Quanto tempo devo meditar?

Por agora, antes de iniciar a sua sessão de meditação, vai querer colocar um alarme porque o tempo tende a ser muito mais lento quando começa a meditar, pelo que colocar um alarme ajuda a evitar a constante necessidade de se perguntar quanto tempo lhe resta na sua sessão de meditação.

Para os primeiros praticantes de meditação, é melhor começar com apenas 5 minutos, uma vez que faz da meditação uma prática diária e habitua-se mais a sentar-se na posição de meditação durante longos períodos de tempo, pode aumentar o tempo para entre 10 a 20 minutos, o que é recomendado pela maioria dos praticantes de meditação. 

 O que fazer durante a meditação?

Há muitas formas diferentes de meditação. Algumas, concentram-se nas coisas à sua volta, outras envolvem recitar palavras na sua mente. A forma mais comummente ensinada de meditação é chamada:  Meditação de Respiração de Consciência. É muito fácil de aprender, e é considerada tão poderosa e perspicaz como qualquer outra forma de meditação. A base desta meditação é concentrar-se na respiração. Certifique-se de que está a respirar pelo nariz. Tudo o que tem de fazer é concentrar toda a sua atenção na sua respiração, e observar a forma como se sente enquanto o ar flui pelo seu nariz. Repare na forma como a sua respiração vai da inalação à expiração, Repare na pequena pausa entre estas duas ações, Repare em todos os aspectos da forma como se sente.

Não julgue, não critique, simplesmente repare. O que vai observar rapidamente é que os pensamentos vão começar a aparecer na sua mente, e vão distraí-lo desta simples tarefa. Talvez tenha pensamentos do passado sobre o que fez ou deveria ter feito, ou sobre o futuro.

Quando notar que a sua mente vagueia desta forma entre o passado e o futuro, simplesmente, volte a concentrar a sua atenção na respiração. É assim que treina os seus músculos mentais, e regressa ao aqui e agora.

Agora, a maioria das pessoas que estão a praticar meditação pela primeira vez terão muita dificuldade em concentrar-se em respirar apenas por alguns segundos e perder-se-ão a maior parte do tempo. Isto é completamente normal, por isso não se critique a si próprio se isto acontecer. Tudo o que tem de fazer é simplesmente voltar a sua atenção à sua respiração.

 Com que frequência devo meditar?

É um exercício muito simples, o que é importante notar é a frequência com que se medita, e quanto tempo se gasta com ele. Ao torná-lo um hábito, notará que será capaz de se concentrar totalmente na sua respiração durante períodos de tempo, pense nisto como se os seus músculos mentais estivessem a ficar cada vez mais fortes. 

 Quando é que vou começar a ver os benefícios?

Bem, antes de mais, tem de o fazer diariamente e a duração de cada sessão também desempenha um papel na rapidez com que se veem os benefícios. Mas, no final, é difícil dizer, porque realmente varia de pessoa para pessoa.

Geralmente devido à forma como foram educados, ao seu estado de espírito e psique, onde coloca o seu foco e atenção durante o dia. No geral, comprometer-se a meditar durante 21 dias consecutivos fará a diferença na sua vida.

                   Quando não tem tempo para meditar, deve meditar mais do que nunca.

                                                                                                     Frederick Dawdson

A meditação é muito simples. É apenas o ato de a tornar num hábito diário que é difícil.

Se tiverem mais perguntas, deixem-nas nos comentários abaixo e eu tentarei responder ao maior número possível de perguntas.

Para começar deixo esta meditação que preparei para iniciantes. São cinco minutos de prática.

Comece hoje! Começa Por Ti

Meditação Matinal - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=Rq34T4WNF00







Comentários

Mensagens populares deste blogue

Formação de Reiki Nível ll- Okunden

Todas as informações e registo em:                                                          https://forms.gle/4swHqxGVnwrmjECR6

Alinhe a sua vida com um propósito

    Nesta terra, cada um de nós experimenta de forma diferente como é viver seu propósito porque seu propósito é tão único quanto você. Muitas vezes, quando pensamos na questão "qual é o meu propósito?" ficamos pensando em nosso  trabalho ou carreira ; no entanto, seu propósito abrange muito mais do que isso.  Dharma  nem sempre é sobre o seu trabalho porque o dharma é a verdade universal e a natureza de toda a realidade. Propósito, ou dharma, conecta-nos ao que nos faz transcender e servir a partir de seu eu mais alto.  Liberte as expectativas da sociedade Muitas vezes, as sociedades ao nosso redor enchem nossas cabeças com ideias e expectativas sobre quem devemos ser, quais empregos devemos ter e como devemos agir no mundo. Quando absorvemos e armazenamos essas  expetativas que nos são impostas , estamos cheios do que o mundo exige e não há espaço para explorar qual será nosso verdadeiro propósito. Essas mensagens e expectativas acabam ofuscando nossa visão interior e nos a

Curso de Leitura de Aura

  A aura é o nome que se dá ao campo energético que envolve o nosso corpo físico. Reflete a nossa saúde, carácter, atividade mental e estado emocional, guarda memórias de experiências passadas e contém informações sobre projetos que estão a ser criados no momento presente. A leitura de aura é uma terapia magnífica na qual comunicamos no plano espiritual com uma outra pessoa, trazendo à superfície aquilo que é de maior importância no momento presente para a pessoa que lemos. Ao lermos a aura, vemos as cores, as imagens e as vidas passadas que nos falam sobre o estado interior da outra pessoa, os seus desafios e as lições que vem aprender. Durante o curso ficamos a conhecer a nossa aura e passamos a compreender melhor a interligação entre o espírito, a mente, as emoções e o corpo físico. Aprendemos a técnica de meditação fundamental – a Meditação das Rosas - e aprendemos a técnica da leitura de aura como tem sido ensinado na Fundação para a Liberdade Espiritual (Foundation for Spiritual